Green Metals assina acordo que prevê investimentos em Belo Vale

No dia 23 de julho, o CEO da Green Metals, Luís Fernando Franceschini e o gerente de Operações, Thiago Sammuel, juntos com o prefeito de Belo Vale, José Lapa dos Santos (Lapinha), assinaram Termo Aditivo ao Termo de Compromisso celebrado pelas instituições em 2016. O documento prevê, juntamente com outros compromissos assumidos pela Empresa, investimentos na ordem de R$ 5 milhões nos próximos 10 anos, prioritariamente nas comunidades de entorno da Mina da Baixada e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos moradores destas regiões.

Com o aditivo, a Comunidade de Córrego dos Pintos receberá um novo sistema de distribuição de água, viabilizado pela troca da tubulação existente. O documento prevê, também, a reforma da quadra da Comunidade de Boa Morte, o repasse de recursos para projetos sociais, culturais e ambientais, a contratação prioritária de moradores da cidade de Belo Vale, o monitoramento de nascentes e a pavimentação de vias adjacentes à Mina e nas comunidades vizinhas.

“A Green Metals já possuía um acordo firmado com a prefeitura em 2016. A construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) que atende algumas residências da comunidade dos Pintos, por exemplo, foi fruto deste primeiro acordo. Entretanto, algumas cláusulas já não atendiam mais à comunidade e o interesse público e, por isso, renegociamos os termos”, explica Luís Franceschini, CEO da Green Metals.  Ele esclarece, ainda, que as primeiras entregas acontecerão em 2019: “neste semestre faremos a troca do sistema de distribuição de água da Comunidade do Córrego dos Pintos e a reforma da quadra em Boa Morte, ações que terão impacto positivo imediato no dia a dia destas comunidades”.

Fernanda Matos, Secretária de Meio Ambiente de Belo Vale, Thiago Sammuel, gerente de Operações da Green Metals, José Lapa, prefeito de Belo Vale, Luís Fernando Franceschini, CEO da Green Metals, e Enarcson , secretário de Obras de Belo Vale.

Mina da Baixada

A Green Metals opera a Mina da Baixada, desde 2017, devidamente autorizada pelos órgãos competentes e cumpre plenamente as condicionantes estabelecidas por estes. Na unidade há lavra e beneficiamento de minério de ferro e é utilizado o sistema de recirculação por meio de baias, o que dispensa a existência de barragem de rejeitos e permite o reaproveitamento de mais de 70% da água utilizada no processo.

Luís Franceschini da Rosa, CEO da Green Metals e José Lapa dos Santos, prefeito de Belo Vale assinam convênio que prevê investimentos na cidade de Belo Vale.